quarta-feira, 23 de maio de 2012

Inverno Retrô Chique


 
As bijuterias ganharão mais expressão e acabamento artístico no Inverno 2012. Nos estandes das maiores feiras europeias do setor de acessórios – Bijorhca, Eclat de Mode (de Paris), Bisutex (de Madri) e Macef- Bijoux (de Milão) - , os destaques ficaram por conta das maxibijoux luxuosas, com influência retro, inovadas por técnicas da alta costura e detalhes irreverentes como letras e formas estilizadas.

A proposta dos lançamentos é fazer com que as bijuterias contrastem com as roupas sóbrias e cinzentas da estação. Assim, as novas bijoux surgem em formas mais do que exageradas, trabalhadas artesanalmente, mantendo o brilho e as cores do verão. As peças são iluminadas com o dourado e tons vibrantes de laranja, branco, vermelho, turquesa, verde piscina, lilás e amarelo. No entanto, o preto é a cor da vez entre as coleções.


Os colares longos voltam com força total nos looks da temporada, mas as gargantilhas elaboradíssimas em várias camadas continuam com seu espaço garantido. Os brincos compridos e cravejados de pedrarias permanecem em alta. As megapulseiras e os braceletes vêm com motivos trabalhados em diferentes materiais. Enquanto os anéis são inovados por design aerodinâmico, ostentando pedras e cabochons enormes.



DETALHES E COMPOSIÇÕES
Argolas – as clássicas argolas continuam firmes neste inverno. O aro aparece em metal, resina ou contas, formando cadeias, ou em peça única na composição de colares, brincos e pulseiras.

Metais trabalhados – pingentes e detalhes em filigrana, vazados e em relevo surgem para dar toque de originalidade aos mais variados acessórios. Os metais folheados ou banhados a ouro despontam entre os lançamentos da Europa para este inverno.

Tramas – malhas de correntes, de crochê ou macramê estão sendo bastante utilizadas para dar leveza às bijuterias, principalmente  nos colares e braceletes. As tramas vêm salpicadas de cristais e outros materiais de bijoux para ganhar um realce especial.

Pedrarias – gemas, strass, e cristais multicoloridos, em diferentes lapidações e formatos, chegam para dar brilho às peças. Pedras nas cores do inverno, como a turquesa, vermelho rubi, jaspe, olho de tigre, ametista, ônix, devem ganhar a preferência dos designers.

Pérolas – sejam de água doce, as tradicionais ou barrocas, as pérolas compõem fios de colares, pulseiras ou aparecem pulverizadas nas mais variadas criações, junto com outros materiais.

Aviamentos e tecidos – material de costura, como fitas, rendas e botões, se consagra na produção de bijuterias. As tendências verificadas na Europa utilizam principalmente os zíperes modelados em flor, caracol ou em babados, tecidos plissados e fuxicos.

Fios diversos – fios de todos os tipos permanecem na crista da onda entre as bijuterias lançadas nas feiras europeias. O material aparece enrolado, dobrado em curvas, trançado ou liso em franja.


Plumas e paetês – as coleções para o inverno 2012 sinalizam o uso das plumas nas bijoux e também nas peças da estação. Os paetês despontam como material por excelência para dar brilho, sem deixar as criações pesadas.

Couro – sensação das últimas tendências em moda bijuteria, o couro permanece na composição de alças de colar, como também como revestimento de pulseiras. Destaque para material com textura de pele de croco e de serpente.

TEMAS DA ESTAÇÃO
Encantos da Floresta – a natureza, mais uma vez, é alvo de inspiração dos designers. Formas orgânicas dos galhos, flores, aves, serpentes e outros elementos da fauna e da flora são retratados nos acessórios também em traços estilizados.

Hippie de Luxo – a moda dos anos 70 marca presença com coração, estrela, grafismos Pop, rock, paetês, medalhões, símbolo da paz e cores estridentes. Destaque para pingentes com letras e frases.

Novo Dourado – a ordem é usar e abusar dos metais e outros materiais com o brilho de ouro, como tecidos metalizados, cristais, paetês e contas.

Clássicos dos Clássicos – influenciadas pelo vintage, as novas coleções resgatam os sucessos do passado, como os modelos com franjas, peças glamourosas dos anos 40 e as bijoux com design arquitetônico dos anos 60.

Retirado da revista Bijoux

Nenhum comentário:

Postar um comentário